sexta-feira, 4 de março de 2011

As Curvas da Estrada de Santos

De repente num belo dia, justamente naquele que eu não estava na maior correria, saí do banho pelada e ao entrar no closet dei de cara com aquela figura estranha que me fitou do outro lado do espelho. Quem é essa????

Com a cara de assustada subitamente percebi...sou eu...

Cato correndo o retrovisor de bunda (aquele espelhinho que nós, mulherada, usamos para captar a retaguarda) e ao conferir as tão famosas curvas, desesperada percebo que surgiram não se sabe de onde...inúmeros quebra-molas!

Meu Deus! Ainda ontem mesmo (a infeliz não se reparava a uns dez anos...) minhas curvas eram tão lisinhas, agora é um tal de sobe e desce aqui e ali, buracos acolá...acho que não existia este morro na "curva do culote"...melhor examinar de frente.

Olhos nos olhos, lentamente vou desviando o olhar para os seios...tadinhos! Vocês conseguem ter noção do estrago que o tempo e a erosão fazem em encostas sem contenção? Minha Nossa Senhora! Só com muro de arrimo muito bem feito para colocá-los no lugar...

Melhor descer para a barriga...volto correndo a me encarar...cadê meu umbigo? Antes o bichinho reinava absoluto no centro dela, tal qual um bueiro sem tampa no meio da pista, mas com a diferença de não evitarem cair nele...agora o bicho tá tão espremido entre ondulações que quem será louco de se aventurar a passar sobre esta depressão na pista?

Ai, ai...

Volto ao exame cruel, desço um pouco mais o olhar e começo a gargalhar...né que o destino continuava incólume!

Fitei-me admirada e me admirando. De que adianta percorrermos uma estrada maravilhosa, bem conservada, mas às custas de um pedágio alto e ao lado de alguém mal humorado que nem consegue apreciar a paisagem se no final tudo vai dar no mesmo lugar?

Minhas curvas estão iguais as da BR-101, a Estrada de Santos, que apesar de não estar bem conservada, ainda leva a Santos...e depois, com a paisagem que oferece, pra que asfalto lisinho? O grande barato é andar devagarinho, curtindo a viagem...

Meire J.Costa - 2006

Nenhum comentário: